segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Entrevista Purpurinada (Parte I) - Entrevista Escrita


Entrevista Purpurinada - Parte I* - Entrevista Escrita

*Depois publicaremos a entrevista gravada- em vídeo- (será feita por gêneros - um jovem e um adulto, cada um expondo suas opiniões, de acordo com sua faixa etária, sobre a Demografia)




ENTREVISTA PURPURINADA - PARTE I

Ficha da Entrevistada:
   Nome: Raissa A. 
   Idade: 15 anos (jovem/adolescente)
   Conhecimento sobre Demografia: (Não soube definir)


DP*: Vamos começar com a pergunta mais simples: O que é Demografia pra você?
R: Bom (risos), eu não sei como dizer. Eu não conheço muito sobre demografia.
DP: Fale o que você sabe.
R: Bom, sei que a demografia é o estudo das pessoas. Acho que é isso. É, tipo, a taxa de crescimento populacional, e tudo mais.
DP: Mas você sabe no que a Demografia afeta em nosso País?
R: É... Eu acho que a demografia é super importante pra um país. Acho que as mulheres estão passando a ter esse sentimento de "Não quero ter filho pra não ter trabalho" e, outras, já exageram demais na quantidade (risos). Isso deve afetar na economia e política...
DP: Então isso é o conceito de Demografia pra você?
R: Ah, eu acho que sim.
DP: Então, acho que é isso. Obrigado por ter participado. 
R: Tudo bem... Agora posso ir embora? (risos)
DP: Claro. Você representará a visão jovem da Demografia, certo?
R: Tá bom....

Conclusão da Primeira Parte:

O conhecimento jovem pode sim ser considerado "escasso". Mas não é isso que nos faz uma população "sem conhecimento". Podemos concluir que apesar da idade, todos estamos integrados em um mesmo sistema, sendo assim quase que impossível não saber nada. Sempre temos um pouco de conhecimento.

Vamos saber na próxima entrevista se aquela velha ideia de que o jovem sabe menos que adulto é real. 

Demografia é sim tudo que a entrevistada disse. E um pouco mais. Demografia se trata de uma grande corrente de conhecimento e razão, é um estudo que faz parte de nós, do povo e de todo o mundo.

DADOS FINAIS

Nota para a Entrevistada: 9,5
Conhecimento: 8/10



"TEMA: O QUE É DEMOGRAFIA PRA VOCÊ"

(Parte II <Entrevista com um Profissional (em vídeo)> - Previsão: 01/09 - 08/09) 



quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Demografia Purpurinada: Dinâmica Demográfica e Desenvolvimento Nacional

fonte: teorias demograficas - blogspot (imagem)

Atualmente, a demografia brasileira mostrou mudanças envolvendo: fecundidade, natalidade e migrações. A redução da fecundidade e da natalidade trouxe implicações a estrutura etária e ocupacional. O Brasil passou a ser marcado pela desaceleração do crescimento demográfico e pelam mudança de ideias, além do crescimento contingente de idosos.

A interpretação dos dados demográficos refletem nos fatores sociais, econômicos, políticos e culturais, que também influencia  no comportamento demográfico brasileiro, alem de gerar consequências.

A demografia nos permite observar o processo de desenvolvimento do País, que se moderniza para atender este novo padrão populacional.

Também podemos entender a sociedade em questão, e como ela esta relacionada a modernização e outros fatores, gerando desenvolvimento populacional. 








Fonte: Mnene- Revista de Humanidades

sábado, 22 de agosto de 2015

Demografia Purpurinada - Evolução Brasileira


No último século a população brasileira multiplicou por dez: em 1900 residiam no Brasil cerca de 17 milhões de pessoas, no ano 2000 quase 170 milhões. Desde o primeiro recenseamento (1872) ocorreram várias mudanças no padrão da evolução demográfica brasileira.


A evolução demográfica brasileira não afeta somente a população, mas também a política, economia e até mesmo a infraestrutura de uma cidade ou país. É algo que não podemos evitar, já que o crescimento demográfico pode trazer mais benefícios, ou até mesmo prejudicar. 

Demografia Purpurinada - Charges


  • As tiras sensacionalistas podem ser consideradas bobagem, mas nos dizem muito a respeito da população. É uma forma de protesto por meio do humor, nos descrevendo como as pessoas se sentem diante do crescimento populacional acelerado, utilizando a política, preconceito e até mesmo a situação financeira.



----





terça-feira, 18 de agosto de 2015

Densidade Demográfica - Conceitos





A Densidade Demográfica é a taxa que mede o número de pessoas em determinado espaço, em habitantes por quilômetro quadrado. A superpopulação é quando o quantitativo populacional é maior do que os recursos sociais e econômicos existentes para a sua manutenção. Um local densamente povoado é um local com muitos habitantes por metro quadrado, enquanto que um local populoso é um local com uma população muito grande.



A população de uma localidade é dinâmica. Pode-se verificar o crescimento ou redução de habitantes observando-se os dados de seu crescimento vegetativo ou natural. É também denominado crescimento vertical. Também pode ser feito pelo exame dos dados do crescimento horizontal.


Fonte: Mundo Educação 



Demografia Purpurinada: A Explicação das Taxas de Crescimento da População no Brasil (Vídeo)





TAXAS DE CRESCIMENTO POPULACIONAL - VÍDEO (A reportagem é de 2009)


"O censo é um levantamento que é feito no Brasil todo, em todos os domicílios e comunidades residenciais e não residenciais que serão visitadas" - conta Homero Leite Vieira, um estatístico  IBGE, "É um retrato do País, não levando em conta situação financeira, de habitação, educação. faixa etária, fecundidade..."

A mortalidade ainda é um problema para o crescimento demográfico, assim como. até mesmo, as pílulas anticoncepcionais e métodos preservativos.

Hoje vivemos numa época com mais expectativa de vida. A economia também conta bastante para o crescimento demográfico na nossa época, pois o Brasil ainda é considerado atrasado em relação a outros países, que se urbanizaram e diminuíram sua taxa de mortalidade naturalmente.

Com o passar do tempo, os valores familiares também influenciaram na Demografia. Antigamente, era normal ter de 5-6 filhos, o que hoje é considerado até mesmo exagero. Como os costumes mudaram, logo o mundo evoluiu, e ter no máximo 1-2 filhos, que é a média atual, já é o suficiente para muitas mulheres. Isso pode ser considerado um problema social, se compararmos ao avanço demográfico de um País.

As condições financeiras também influenciam. Geralmente, uma família que tenha condições financeiras escassas não pensa em ter filhos, justamente por não terem condições de criá-lo.

E quanto mais o mundo evolui, mais os pensamentos mudam, e claro, mais a Demografia se diferencia.





Demografia Purpurinada: Definição de Demografia

DEMOGRAFIA: DEFINIÇÃO

Demografia é uma ciência, relacionada à Geografia, voltada para o estudo da população. A Demografia utiliza a Estatística para organizar e analisar os diferentes aspectos de uma população.

A demografia tem como objetivo analisar os seguintes dados populacionais: crescimento demográfico, emigração, taxa de natalidade, taxa de mortalidade, expectativa de vida, distribuição populacional por áreas, faixas de idade, entre outros.

Esta ciência é muito importante, pois os dados gerados por ela servem de base para a definição de políticas sociais governamentais. São importantes também, pois mostram a evolução da qualidade de vida das pessoas.
Os estudos demográficos no Brasil são coletados pelos técnicos do IBGE durante o processo conhecido como Censo Demográfico.


Fonte: Sua Pesquisa - Geografia